JESUS CRISTO.
NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO.
PORQUE DEBAIXO DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS.
BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO, DEIXE O PERVERSO O SEU CAMINHO, O INÍQUO OS SEU PENSAMENTOS, CONVERTA-SE AO SENHOR, QUE SE COMPADECERÁ DELE E VOLTE-SE PARA O NOSSO DEUS PORQUE É RICO EM PERDOAR.

TRANSLATOR

TRANSLATE THIS PAGE

domingo, 12 de fevereiro de 2012

 

Deus interpela o pecador;  mostra-lhe seu estado, e o convida ao arrependimento.

No versículo seis Deus busca o pecador; (mais uma vez é Deus quem procura, quando Adão pecou, foi Deus que o procurou (Gn. 3:8-11), e ainda hoje, Deus está procurando a todos quantos, ainda não fizeram as pazes com Ele.).

E Deus pergunta a Caim: “Por que andas irado? E descaiu o teu semblante?”

Depois de ter a oferta rejeitada, Caim passou a andar irado, com o espirito rancoroso e seu ódio era tanto que o seu semblante estava desfigurado, mostrava todo o ódio que tinha no coração; Estado que não passou despercebido de Deus, que o chamou para uma conversa, mostrando-lhe sua condição deplorável e o aconselhou, mostrando o caminho que devia seguir, ou o que deveria fazer para ser aceito por Ele (Deus).

“Se procederes bem,(v. 7)  (isto é, se fizeres o que é correto; se se me trazeres a oferta certa; ou ainda, faz a minha vontade), não é certo que serás aceito?”. Certamente que eu aceitarei a tua oferta e me agradarei de ti, se fizeres com eu determinei. Mas Caim não era de espírito humilde, para se chegar a Deus tem que ir com humildade e reconhecendo seu estado pecaminoso, pois no homem não existe nada de bom, as justiças do homem são imundícia para Deus.

Deus deu a oportunidade a Caim de se arrepender, fazendo a adoração do modo certo. ( A oferta de Abel dá a entender que houve instrução prévia (comp.Gn.3:21) pois foi pela “fé que Abel ofertou” (Hb. 11:4) e fé é aceitar a palavra de Deus; a oferta de Caim (sem sangue) era uma recusa em seguir o caminho de Deus, ou desobediência à palavra divina);  E mostrou-lhe também que a força do pecado estava à porta.

“Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz á porta”. Eis que o pecado está te espreitando e cairá sobre ti com foça total, todo o desejo do pecado que a principio parece muito agradável, se voltará contra o pecador destroçando-o e arrastando cada vez mais para um estado lastimável, até à sua morte, “porque o salário do pecado é a morte”.

Caim não se arrependeu,  por conseguinte, dominado por ódio e inveja, avança num estágio pecaminoso ainda maior, agora de assassino do seu próprio irmão (v. 8). Um abismo chama outro abismo e pecado chama pecado, assim é a vida do homem sem Deus, vai de pecado em pecado, num grau cada vez maior, até à sua destruição total.

 

A seguir:  Novamente, Deus chama a Caim, agora para julgamento.