JESUS CRISTO.
NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO.
PORQUE DEBAIXO DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS.
BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO, DEIXE O PERVERSO O SEU CAMINHO, O INÍQUO OS SEU PENSAMENTOS, CONVERTA-SE AO SENHOR, QUE SE COMPADECERÁ DELE E VOLTE-SE PARA O NOSSO DEUS PORQUE É RICO EM PERDOAR.

TRANSLATOR

TRANSLATE THIS PAGE

quarta-feira, 28 de março de 2012

O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUÊNCIAS

 

O pecado cometido por Davi, é um dos mais conhecidos da Bíblia.

Este pecado deixou uma mancha grave na vida de Davi, mas serve como uma advertência para todos os servos de Deus, proeminentes ou não, mais ainda, nos mostra que quanto mais elevado é o cargo do praticante do pecado, mais graves são as consequências.

As consequências deste pecado não são muito conhecidas, por isso, quero enfatizar não o pecado em si, mas as consequências deste pecado na vida de Davi, na sua família e até mesmo no seu País, ou no seu reinado, (hoje, diríamos no seu ministério).

Já ouvi alguns crentes que caíram em pecado, darem a desculpa do pecado de Davi, dizem eles: “até Davi que era um homem segundo o coração de Deus pecou”, desculpam o próprio pecado com o pecado de Davi, uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois Davi pecou e Deus tratou com ele duramente. Ao analisar estes fatos veremos então que todo o pecado traz graves consequências na vida do pecador,  dos seus familiares e até mesmo da própria sociedade.

 

O PECADO – Adultério e Homicídio

Segundo Livro de Samuel, capítulos 11 e 12

“Uma tarde levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.

Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã, e mulher de Urias o heteu.

Então Davi enviou mensageiros, que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se purificado de sua imundícia, voltou para sua casa.

A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” 2Sm.11:2-5.

 

“Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.

Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.

Tendo pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.

Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe caíram alguns do povo , dos servos de Davi; e morreu Urias, o heteu”. 2Sm. 11;14-17.

 

Escrevi somente os versos que tratam especificamente do adultério e do assassinato cometidos por Davi, mas para um melhor entendimento aconselho a ler os dois capítulos acima referidos.

No versículo um (11:1) está escrito: “no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe… que destruíram os filhos de Amom e sitiaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.”.  Por este versículo tomamos conhecimento que Davi não estava no seu posto, no lugar que tinha o dever de ocupar, que era no comando do exercito de Israel, mas preferiu ficar em casa.

Entendemos então que ao deixar-mos o cargo, que Deus nos confiou, ou entregarmos nas mãos de outro, certamente  haverá consequências. Devemos cuidar do cargo e do trabalho com bastante zelo. Em 1Sm. 2: 22-36; 4:14-20, temos a história do sacerdote Eli e seus filhos, Hofni e Finéias, os quais faziam o trabalho na casa do Senhor relaxadamente e pecando com as mulheres, mas Deus disciplinou duramente tanto a Eli quanto a seus filhos, é certa a palavra que diz; “Deus não se deixa escarnecer.” “ tudo o que foi escrito para nosso exemplo foi escrito”, os pecados e os erros dos grandes homens de Deus, foram escritos não para que sigamos o exemplo no pecado mas para servir de advertência para nós, para não incorrer-mos no mesmo erro.

Davi preferiu ficar em casa descansando e inadvertidamente o pecado o alcançou, porque não estava vigiando e deslocado do seu lugar.

 

O Senhor Repreende a Davi, 12: 1-8

O capitulo doze (12) começa com o Senhor enviando Natã a Davi, para lhe dar ciência do seu pecado.  Davi devia estar tranquilo, pensando talvez, por ser rei ninguém o iria questionar ou acusar do seu pecado, o qual ele tentou esconder com a morte de um dos seus melhores generais, hoje isso ainda acontece (esconder pecado), mas como Deus requereu de Davi também vai requerer de todo o que cometer pecado na Igreja, seja pequeno seja grande, quanto maior o cargo maior a responsabilidade.

Natã chegou com uma pequena história, não chegou acusando Davi, talvez temendo as consequências de acusar o rei, Natã muito sabiamente levou Davi a reconhecer o culpado da história, chegando até mesmo a ficar indignado, v. 5,6, sentenciando que o homem que procedeu tão indignamente devia ser morto; Natã  aproveitando o furor de Davi, foi direto, “…Tu és esse homem.”

Davi não ficou com rodeios e nem com desculpas para o seu pecado, simplesmente reconheceu o seu erro e disse: “Pequei contra o Senhor”., v. 13. Este é o grande exemplo que todos nós devemos seguir, pecado não se desculpa, (não há desculpa para pecado)  pecado se confessa e deixa;  pecado não confessado é pecado não perdoado.

Dos versículos sete ao dez, (7-10) Deus lembra a Davi todo o bem, que Ele lhe tinha feito e se ele acha-se que era pouco Deus lhe daria muito mais coisas.

Pelo desprezo que Davi teve para com a Palavra do Senhor, v. 9, e também por ter dado motivo, para que os inimigos do Senhor blasfemassem do Seu Santo Nome, v. 14, Deus lhe dá uma dura sentença, vs.9-15. Toda a vez que um filho de Deus peca o Nome Santo do Senhor é blasfemado pelos ímpios, a primeira coisa que se ouve é: “e é crente”;  Nós os  crentes somos da família de Deus e levamos o nome do Senhor por isso Ele é blasfemado ao pecarmos. At. 15:14; Rm. 2: 23,24; Ef. 3:15; 2Tm. 2:19; Tg. 2:7.

 

                                                  Cont..

 

 

Compartilhe.